quarta-feira, 11 de abril de 2012

MAGNÓLIA

Tenho uma notícia para vos dar:
Floriu a magnólia do meu jardim,
Floriu de surpresa, floriu assim,
Com grandes botões a desabrochar.

Ela anda aí, diz ela, anda no ar.
Vai, conta a toda a gente, diz por mim
Que a Primavera voltou enfim,
Que pôs a magnólia a desabrochar.

Com está bela de lilás vestida!
Como se enfeitou com os seus botões,
Quando ontem estava tão despida.

Mas, só de pensar, já me dá tristeza,
Que as flores da Magnólia são ilusões
E caem amanhã, tenho a certeza.
Magnólia (Maduro)
 
Magnolia é uma árvore robusta com até 30 metros de altura, com ramos vigorosos que se mantêm verdes o ano inteiro. São ricas em alcalóides. Os meses de floração da Magnolia são entre maio e julho. As belas flores vão do muito branco a uma cor creme aveludada, mas também podem ser encontradas flores de cores amarelas, flores de cores rosas e flores de cores púrpuras. São flores bastante grandes, com 8 a 12 pétalas, podendo medir de 20 a 30 cm de diâmetro. Seu aroma é agradável e penetrante. 
 
MAGNÓLIA: também é o nome do córrego do sítio de meus pais, em Pitangueiras - Pr., onde nasci e vivi até metade de minha adolescência.  Que saudades dos tempos que ali brincávamos!



   

Nenhum comentário:

Postar um comentário